AWS Cloud Practitioner Certified!

Zandra Monteiro
4 min readJul 29, 2022

--

AWS Badge
Cloud Practitioner Badge

Foi uma longa estrada, mas que gostei muito de ter percorrido. Uma das melhores coisas nessa jornada incrível foi poder contar com profissionais excelentes na minha preparação para o exame.

Preparação

Ganhei o curso “AWS Academy Cloud Foundations” em uma iniciativa da UFRPE. Foi uma excelente experiência ministrada pelo professor Júlio Damasceno. Ele sabe tudo de AWS e mostrou bastante como é a vivência com os serviços. Eu tinha uma aula por semana ao vivo, além de acesso ao conteúdo oficial do curso na AWS. No site, o estudante conta com textos, vídeo aulas e excercícios após cada módulo.

Infelizmente, fiquei apegada ao fato de que gostaria de fazer a prova em um centro de aplicação do exame e acabei perdendo o “timing” para me inscrever. Essa procrastinação durou meses e isso abalou bastante minha confiança no meu conhecimento em AWS.

A empresa na qual trabalho valoriza bastante essa questão de certificações e tive muito incentivo por parte do meu gestor, o Alexandre Monetto, para realizar a prova. Ele sempre acreditou que eu conseguiria e repetiu isso de forma incansável por meses. Quando conversamos sobre colocar prazos nas metas, me senti motivada a retomar os estudos e fazer a prova logo, de uma vez!

Já havia feito minha inscrição no curso “Descomplicando o AWS”, da LinuxTips, em uma iniciativa importante para trazer mais mulheres para área de TI. Eles estão sempre com ações nessa direção, chama-se “Chama as Mina”. O curso é super completo e os professores manjam tudo do assunto, recomendo demais da conta.

Participei da AWS Week da Ka Solution e tive 4 dias de revisão perfeita do assunto! E sabe o melhor de tudo? Conteúdo incrível, aulas ao vivo com professores incríveis e certificado incrível. Tudo isso de graça! Não é incrível??? O mais legal é que eles sempre fazem eventos assim, então uma ótima dica é seguir esse pessoal nas redes sociais.

Dali, eu já sabia que tinha que marcar a prova para o quanto antes. Reservei mais uma semana para focar em revisão e fazer muitos, muitos, muitos simulados. O aplicativo que utilizei foi o AWS Cloud Practitioner Exam (do KROA), baixei na Play Store e ele é gratuito. Além desse, utilizei o site Whizlabs.com para fazer um simulado (MUITO próximo com o real) e baixei os cards de revisão deles. Detalhe: você precisa fazer um cadastro, mas não paguei nada.

Quando você faz muitas questões, percebe um padrão de palavras usadas no enunciado e qual a resposta relacionada. São termos-chave que a prática em resolver prova traz.

Sim, a preparação foi mais longa que gestação de baleia. Mas, o melhor é que… ME SENTI PREPARADA! (hehe)

Prova

Até então, nunca tinha feito uma prova na minha casa. Confesso que fiquei bem nervosa com isso e conversar com pessoas que já tinham passado pela experiência me preparou um pouco sobre o que eu deveria esperar (e o que era esperado de mim).

Com 40 minutos de antecedência, acessei o site da empresa que iria aplicar minha prova (PSI), fiz novamente o teste de compatibilidade do sistema (já havia feito antes de marcar a prova) e começou a verificação do ambiente físico por parte do fiscal. A comunicação entre nós foi via chat, após minha tela ser bloqueada por um aplicativo que o candidato baixa e instala, por questões de segurança.

Eles recomendam que o candidato utilize um computador pessoal, com sistema Windows e que possua câmera e microfone. Mostrei todo o quarto, conforme foi pedido, além de filmar meus braços e orelhas. Já sabia que meu documento de identificação seria pedido e deixei a carteira de motorista bem ao meu alcance. Deixei todas as portas e janelas do cômodo fechadas, o celular na sala, meu cabelo preso e nada em cima da mesa, só o computador e o mouse. Eu tinha uma garrafa de água sem rótulo na mesa, mas o fiscal pediu que eu a retirasse da mesa (quem vai ter sede nessas horas, não é?). Escolhi uma roupa confortável e neutra.

A prova começou e rapidamente esqueci que estava sendo filmada, o foco foi todo para as questões. São 65 e você tem 90 minutos. Não precisa se preocupar pois um reloginho fica eternamente na tela, em contagem regressiva (bem relaxante). Se você tiver alguma dúvida, basta sinalizar a pergunta com uma flag e voltar depois.

Depois de responder todas as 65 questões, fiquei ansiosa pelo resultado, porque sabia que sai na hora. Mas, para minha surpresa e para aumentar o suspense, eu ainda tive que responder cerca de 10 perguntas em uma pesquisa de satisfação. Sim, eu estava nervosa e nem sei o que respondi, apenas disse “good” para tudo.

Depois de uma eternidade, vem a resposta! Apesar da felicidade, contenha-se e siga os procedimentos para encerramento da prova. No final do dia seguinte, chegou o email com o famoso “congratulations…” e meu badge!

Dicas finais

  • É legal conhecer o estilo da prova e o mais indicado para isso são as questões. Então, faça muitas!
  • O assunto da AWS está sempre se atualizando, novos serviços aparecendo a todo momento. Busque sempre as fontes oficiais para ter como base.
  • É possível fazer a prova em português, mas preferi fazer em inglês porque toda minha preparação foi assim. E escolhi me preparar em inglês porque sei que o mercado usa assim. ;)
  • Várias iniciativas para popularizar as tecnologias cloud são realizadas a todo momento e não é impossível conseguir excelentes cursos de forma gratuita (veja meu exemplo). Tem que correr atrás.

--

--

Zandra Monteiro

Passionate about programming and solving problems using code! Enjoying this amazing journey of becoming a dev, I’ll share here some of it.